Você sabe como montar uma clínica de estética? Se ainda tem dúvidas em como iniciar seu negócio, saiba que é uma excelente opção para quem sonha em ter o próprio negócio. 

O Brasil está classificado em quarto lugar no mundo na procura de serviços de estética e beleza, perdendo posição somente para EUA, China e Japão.  Além da clara importância para elevação da auto estima, este mercado participa ativamente no desenvolvimento da economia brasileira.

Agora, imagine o quanto lucraria uma clínica estética que oferece diversos serviços como: preenchimentos, massagens com aparelhos específicos, limpeza de pele e entre outros serviços.

De olho neste mercado, inúmeros empreendedores desejam abrir sua própria clínica estética.

Entretanto, o segmento da estética e beleza, é um dos setores que mais apresenta novidades, e é preciso de um esforço extra para manter-se atualizado quanto às novidades e tecnologias.

Além disso, é também importante estar ciente que há regras sanitárias, de atividade econômica e também a presença de profissionais para regularizar a operação.

Para ajudar nessa parte, disponibilizamos nossa consultoria personalizada ao seu negócio. Caso tenha interesse, clique aqui para se candidatar.

Agora, vamos analisar os passos iniciais que envolvem a abertura deste negócio.

Passos para montar uma clínica de estética de sucesso

A principal vantagem de montar uma clínica de estética é que é um tipo de mercado que não sofre com recessões e crises econômicas temporárias. 

Para te ajudar nesta jornada, observe abaixo todos os processos que são importantes para abertura.

Comece pelo plano de negócios

Antes de começar, você deve primeiramente criar o seu plano de negócios para que assim tenha uma visão mais ampla sobre a sua empresa e o mercado que ela será inserida.

Além disso, esse plano também deve detalhar bem as questões financeiras e também os recursos humanos que serão necessários para abertura, funcionamento e crescimento da sua clínica.

Para que esse planejamento seja criado é necessário que você junte todos os investimentos de material, equipamentos, pagamentos de funcionários e maquinário.

Por fim, você deve também pesquisar sobre o público-alvo e conhecer também os seus principais concorrentes.

Escolha a localização

A escolha de um local é fundamental para montar uma clínica de estética de sucesso, já que a localização é um dos fatores que influenciam na conquista de clientes e consequentemente no faturamento.

O ideal é que você escolha um local de fácil estacionamento, pois as suas clientes passarão bom tempo na sua clínica. Portanto, esse fator poderá fazer toda diferença.

Além disso, observe também a sua vizinha para saber se não existem outras clínicas de estética ao redor.

Antes de assinar o contrato do ponto escolhido, você deve ficar atento aos aspectos legais e regularizações de acordo com a prefeitura para saber se a sua clínica poderá funcionar naquele local.

Portanto, é altamente recomendado realizar uma consultoria especializada.

Tenha cargos administrativos

Todos nós sabemos que empresas possuem partes burocráticas. E quando estamos montando uma clínica de estética não é diferente, pois envolve tributos, responsabilidades e controles.

Ter um contador é um ótimo passo para a abertura de uma clínica de estética. Caso não tenha recursos para contratação direta deste profissional, é possível também contratar uma assessoria. 

Também é recomendado ter um colaborador que tenha habilidades administrativas e de vendas. Desta forma, sua equipe técnica poderá continuar dedicada na execução de suas atividades.

Atenção aos equipamentos

Para que a sua clínica fique completa, você deve investir nos equipamentos para escritório, como computador e telefone, além dos equipamentos que serão utilizados na clínica.

Este investimento deve ser feito de acordo com o capital de giro disponível na empresa.

Estrutura

A estrutura da sua clínica é um fator muito importante, já que ela será responsável por deixar as suas clientes confortáveis durante o atendimento.

Sendo assim, é necessário ficar atento a todos os fatores como: iluminação, cores nas paredes, climatização interna e entre outros.

Funcionários

Os funcionários serão fundamentais para o atendimento aos clientes e para o crescimento da sua clínica.

Sendo assim, para causar uma boa impressão você deve investir na seleção e também no treinamento dos seus colaboradores, além de criar uniformes personalizados com a sua marca.

A clínica de estética deve ter um profissional como Responsável Técnico (RT). E sua habilitação emitida por alguns dos Conselhos de Classes, como CRBM, COREN, CRM e CRF.

Desta forma, as clínicas de estética recebem a licença para procedimentos com utilização e injeção ou outras intervenções perfurocortantes. 

Atenção especial à legislação

É talvez o passo mais importante para quem deseja montar uma clínica de estética: ficar atento às exigências da legislação.

São diversas leis que envolvem obedecer regras de vigilância sanitária, legislação do código de defesa do consumidor e também o exercício dos profissionais.

Algumas regras claras são: paredes lisas e claras, lavatórios e banheiros femininos e masculinos independentes, entre outras obrigações que o empreendedor deverá ter.

Também é importante o cuidado quanto às normas da Vigilância Sanitária Municipal, que irá fiscalizar o que pode apresentar risco à vida dos pacientes e também o potencial infeccioso da clínica de estética.

Divulgação

Por fim, para que a sua clínica consiga os primeiros clientes e consequentemente ganhar nome no mercado é preciso investir na publicidade.

Para fazer isso use as redes sociais e trabalhe estratégias de marketing digital para promover o seu negócio, mas também use o marketing tradicional como panfletos e entre outros.

Conclusão

O ramo da estética é um dos mais lucrativos e um dos poucos que não foi afetado pela crise econômica nos últimos anos.

Portanto, organize-se para que sua futura clínica de estética esteja sob controle e possa se tornar lucrativa com o passar dos anos. 

Gostaria de saber mais sobre como funciona a consultoria de estética avançada? Clique aqui para saber mais.