Aumentar o faturamento da clínica de estética pode ser uma tarefa um pouco complicada, visto que em muitos casos, o proprietário não tem uma visão ampla do negócio nem das ações que devem ser adotadas para que esse objetivo possa ser alcançado. 

Porém, temos que é de extrema importância adotar algumas estratégias para se chegar ao sucesso e consequentemente aumentar o faturamento da sua clínica de estética, do contrário, o negócio não irá encontrar oportunidades para crescer, bem como perderá espaço para os concorrentes.

E é justamente pensando nessas formas de aumentar faturamento da sua clínica de estética que nós optamos pela criação do presente artigo, de modo a trazer algumas das melhores dicas que podem o ajudar nesse momento, adotando simples práticas para reverter a situação de faturamento baixo e conseguir chegar a um bom faturamento mensal, portanto, se você quer ficar por dentro de todas as nossas dicas que selecionamos sobre esse tema, nós recomendamos que continue a leitura deste artigo e tire todas as suas dúvidas.

Caso você precise aumentar o retorno do seu investimento, recomendo nossa consultoria para clínicas de estética.

Firme parcerias com outras empresas

Procure empresas que tenham o mesmo público de sua clínica, como salões de beleza, nutricionistas, farmácias e lojas que vendem produtos de higiene pessoal. 

O próximo passo é oferecer uma parceria que seja benéfica para ambas as partes, como a criação de uma rede de contatos para premiar os clientes com ofertas exclusivas em lojas parceiras e outras estratégias para promover o intercâmbio de clientes entre suas clínicas e instituições.

Outra dica é estabelecer parcerias exclusivas com fornecedores de produtos específicos e de uso frequente em sua clínica. 

Desta forma, um preço de compra mais acessível pode ser negociado com o fornecedor, e o fornecedor aumentará as vendas, haja vista que terá um cliente fixo, que sempre comprará aqueles determinados produtos com regularidade. 

Portanto, realizar uma parceria com essas empresas que fornecem produtos dos quais você utiliza no seu negócio é algo vantajoso para ambos, visto que a sua clínica pode comprar produtos com descontos melhores, bem como o fornecedor terá um cliente fixo todo mês que irá comprar aqueles produtos.

Invista na fidelidade dos clientes através de um bom relacionamento

Não importa qual seja o seu negócio, reter clientes é muito mais simples do que conquistar novos clientes. 

Além de ajudar a reduzir o investimento em marketing, construir bons relacionamentos também mantém os clientes engajados, bem como tem influência total na hora deles escolherem se irão retornar ou não ao seu estabelecimento comercial, visto que em muitos casos, a primeira impressão é a que fica e pode ser decisiva nesse momento.

Para que seja possível alcançar isso, é necessário levar em consideração alguns fatores decisivos, mas que não se limitam apenas à qualidade da consulta, porém a todos os setores integrantes do estabelecimento comercial. 

Nessa seara, estão inclusos o atendimento ao cliente no momento em que ele liga para agendar a consulta, bem como a sua recepção ao chegar na clínica, entre vários outros fatores. Investir num bom relacionamento com o cliente, fazer contatos periódicos, mesmo que fora de datas especiais, apresentar alternativas de tratamentos novas, entre outros, é uma excelente dica para sedimentar esse relacionamento e fidelizar os clientes.

Modernize a clínica com equipamentos de última geração

Investir em equipamentos mais modernos, que auxiliam no tratamento, é fundamental. Afinal, todas as conveniências trazidas pelo avanço tecnológico possibilitam à equipe prestar um melhor atendimento, tornar o processo mais ágil e eficiente, além de permitir a criação de novas estratégias internas. 

A tecnologia utilizada para implantar o sistema de gestão também contribui para aumentar a receita da clínica. Isso porque permite gerar relatórios, organizar compromissos, redigir receitas e até parabenizar aniversários por meio de mensagens de texto.

O que estamos tentando dizer aqui é, busque sempre utilizar as ferramentas tecnológicas ao seu favor. Isso porque, a criação dessas ferramentas se dá principalmente para facilitar o nosso dia a dia, pois, além de trazer equipamentos modernos e que facilitam o trabalho do profissional da clínica de estética, ela também pode ser usada para encurtar a distância entre a clínica e os seus clientes, sendo possível criar um ótimo canal de comunicação e aproximação com esses clientes. 

Tudo isso, se bem utilizado, pode ser extremamente eficaz e irá ajudar a aumentar o faturamento da clínica de estética.

Faça pesquisas de satisfação

Ninguém melhor para avaliar o nosso negócio do que os próprios clientes, certo? 

Por isso, é bastante interessante fazer uma pesquisa de satisfação para medir em que patamar a clínica está, bem como saber em que pontos ela pode melhorar. 

A realização de uma pesquisa de satisfação também é uma boa estratégia, pois permite obter informações precisas sobre serviços que podem ser aprimorados em seu negócio. Além de apontar deficiências que devem ser corrigidas e identificar soluções que beneficiem o desenvolvimento da clínica, o feedback também ajuda a nortear as estratégias a serem adotadas.

Após colher todos esses dados, a tarefa de otimizar os serviços e deixá-los de acordo com a vontade do cliente se torna muito mais simples. 

Essa reciclagem deve ser feita de tempos em tempos, uma vez que o cliente é peça fundamental no bom andamento dos negócios e sem ele a sua clínica iria à falência em pouco tempo. Portanto, é de extrema importância fazer pesquisas de satisfação e buscar melhorar nos pontos indicados por eles.

Faça anúncios e crie promoções

A publicidade é muito importante para permitir que mais pessoas conheçam sua marca e os serviços que você vende. Pode ser feito em meio físico e digital. Para entender o que funciona melhor, tente novamente entender quem é seu público. 

Na mídia tradicional, você pode publicar em revistas e jornais da sua cidade, na área de estética, em outdoors, fazer brochuras e publicar em locais estratégicos e de alto tráfego.

Na mídia digital, você pode criar anúncios nas redes sociais e direcioná-los para o seu site ou ferramentas de agendamento online. 

As promoções são importantes para aumentar as vendas dos consultórios de beleza, mas sem planos, não podem ser feitas de forma alguma. Primeiro, escolha quais produtos serão vendidos e, em seguida, encontre as datas mais interessantes, como pacotes promocionais para o dia dos pais, natal, dia das mães, etc.